Quando falamos de produção agrícola nos referimos a tudo aquilo que é resultado da atividade agrícola, por exemplo, cereais como o trigo ou o milho, vegetais e hortaliças como a batata, a cenoura ou frutas como o morango, a maçã, etc.
O conceito de produção agrícola é utilizado na área da economia para fazer referência ao tipo de produtos e benefícios que uma atividade como a agrícola pode gerar. A agricultura, ou seja, o cultivo de grãos, cereais e vegetais, é uma das principais atividades para a subsistência do ser humano.
Quando esses volumes não são exportados, a distribuição é feita em todo território nacional, o que resulta em grandes distâncias percorridas. Dias de viagem em caminhões são uma realidade na logística de produtos agrícolas.
Esse cenário também é influenciado por conta de as produções acontecerem em regiões do interior dos estados. Assim, as viagens são mais longas, e precisam de um planejamento detalhado para que a carga siga preservada de maneira correta e no prazo estimado.
Lidar com o setor agrícola envolve lidar com perecibilidade. Produtos alimentícios têm prazos de validade que influenciam todo o processo logístico: manuseio, transporte adequado, planejamento do tempo de viagem.
Uma das questões a ser avaliada é a questão da sazonalidade. Alimentos são produzidos respeitando sempre as diferentes sazonalidades. Isso requer um planejamento para que as safras sejam atendidas de forma precisa, dedicando esforços para ter o máximo de aproveitamento em cada categoria de alimento.
Planejar a logística de cada produto é sempre um desafio. Essa organização vai permitir lidar com questões como transporte, perecibilidade e com toda infraestrutura necessária.
Ter a tecnologia como uma parceira faz com que custos sejam reduzidos, processos otimizados e sua empresa tenha um fluxo melhor definido. Não se pode acreditar que existe somente um modelo de atuação, o mercado e os clientes mudam constantemente e devemos acompanhar isso de forma muito próxima.