Em se tratando de Arla 32, algumas dúvidas são bastante comuns, principalmente para quem está colocando “agora” o pé na estrada.
Mas antes de falar e explicar o que é ARLA 32, é preciso falar rapidamente em poluição, limite de emissões e Proconve P7.
O Proconve P7 é um Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, e entrou em vigor em janeiro de 2012. É uma legislação, similar à europeia Euro 5 que impõe um limite de emissão de gases e estabelece modificações nos motores, novos sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento e diesel com reduzido teor de enxofre.
A nova legislação P7 promove a redução de 60% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP) em relação à fase anterior.
As caminhonetes, SUVs e outros veículos a diesel de pequeno e médio porte utilizam o Sistema EGR e não utilizam o Arla 32, ele é utilizado apenas para alguns modelos de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte, que para se adequar ao Proconve P7 é necessário o uso do sistema SCR.
A tecnologia Euro 5 e os sistemas de pós-tratamento de gases poluentes trouxeram ao Brasil muitos termos novos. EGR, SCR, OBD. Estes nomes já não são tão estranhos ao caminhoneiro. No entanto, um destes novos componentes passou por uma mudança de nome para evitar uma possível confusão com a urina humana, algo que nem todos se lembram. Esta substância é o Arla 32.
Quando o Euro 5 estava começando no Brasil, o Arla 32 ainda era chamado de ureia. Esta nomenclatura foi alterada, porém, para evitar que a solução fosse confundida com a urina. Apesar da aparente semelhança, uma vez que ambos possuem ureia em sua composição, Arla 32 e urina são dois compostos completamente diferentes.
Arla 32 não é para ser adicionado ao tanque de combustível! Ele é utilizado apenas para motores a diesel com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), ou seja, apenas para alguns modelos de caminhões e ônibus.
Para atender aos novos limites de emissões, são utilizados sistemas de pós-tratamento sensíveis ao enxofre. Portanto, é necessário um diesel com menor teor de enxofre, inicialmente, o S50 (50 partes por milhão – ppm) e, posteriormente, o S10.
Cuide do seu caminhão e do meio ambiente – caminhão parado é prejuízo.